Talvez você até já saiba, ou nunca ouviu falar, mas o importante é ter e reforçar o conhecimento que pode transformar a sua vida e a de outras pessoas…
Cris, afinal o que é INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Eu posso te responder de forma rápida e simples; “Inteligência Emocional é a capacidade e a habilidade que você desenvolve de se conectar com você e com os outros” …Simples assim!
Claro, existe muita profundidade e informações sobre inteligência emocional. Inteligência emocional é também um conjunto de competências relacionadas a lidar com emoções. Mais especificamente, a como (e o quanto) se percebe, processa, compreende e tem habilidade de gerenciá-las.
Por exemplo; Automotivação é uma competência emocional, Liderança, empatia também se incluem como competências emocionais.
Além das relações pessoais, saber lidar com as emoções no ambiente profissional e com os diferentes tipos de personalidade é vital para uma carreira de sucesso.
Afinal a Inteligência Emocional também ajuda a desenvolver pontos como aumento da autoestima e da autoconfiança, melhora na comunicação, e, claro, alta performance de resultados.
Para finalizar, lembre-se disso…
As cinco competências da Inteligência emocional.
Conhecer as próprias emoções
Conhecer-se. Analisar suas emoções e os atos que você faz como resposta aos seus estímulos. Quando você se sente frustrado, será esta uma resposta verdadeira ou ela pode estar escondendo um outro sentimento? E a ansiedade? Não será ela responsável por esconder outras emoções muito mais complexas?
Controlar as emoções
O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. Logo, após entender as suas emoções, é o momento de trabalhá-las.
Automotivação
O domínio sobre a percepção lançada quando emitimos uma mensagem tem relação com o gerenciamento das nossas emoções. Aprender a gerenciar emoções e racionalizar antes de tomar qualquer decisão traz grandes benefícios.
Empatia
Colocar-se no lugar do outro. Isto é empatia.
Tal qual a inteligência emocional, a empatia é um conceito que tem ganhado grande destaque, não sem razão. Como, no entanto, colocar-se no lugar do outro, de maneira realmente sensível e aberta, desprovida de julgamentos?
Habilidades sociais
Sempre precisaremos do outro. Somos parte de um organismo maior. O organismo social. Para se relacionar bem, socialmente, é fundamental o equilíbrio entre a empatia, o autocontrole e a autoconsciência.
Em resumo, praticar a Inteligência Emocional é algo realmente transformador quando você consegue dominar suas emoções e usá-las a favor de si mesmo.
Se você deseja aprender sobre Inteligência Emocional, conheça o Processo Êxodo de Liberdade Emocional, clique e saiba mais.